Quantcast
Channel: Talk2 Estratégias Digitais » conteúdo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Estratégia de social media: por onde começar?

0
0

Eu já falei e você já deve ter escutado por aí a célebre frase de Bill Gates: conteúdo é rei (é dele mesmo a frase?). Essa expressão já ganhou diversos artigos e aplicações, tamanha a importância de um conteúdo relevante e adequado para as marcas no cenário digital.

Nesse post vou falar um pouco sobre a importância de conteúdo relevante e/ou próprio para a sua estratégia de social media.  São diversos aspectos que envolvem a estruturação e a criação, desde insights e concepção de conteúdo até a execução da estratégia e os retornos obtidos.

Vamos lá!

Hoje as empresas encaram o uso das mídias sociais como parte do negócio, não mais como modismo de empresa jovem e descolada, mas sim como apoio em diversas ações de empresas e marcas de diversos segmentos. A criação de perfis em redes sociais pede por esforços relevantes e de resultados, por isso, a maioria dos profissionais concluem – sabiamente – que o rei da história é o conteúdo.

Estamos falando, basicamente, de todos os canais de comunicação que uma marca detém. Pode ser um blog, uma fanpage bem estruturada no Facebook, um perfil ativo de Twitter ou então um canal no YouTube. A plataforma escolhida vai depender diretamente da sua estratégia.

Independentemente da plataforma, a sua estratégia de social media precisa ter uma linguagem própria. Isso incluí a definição das imagens, cores e a forma que os textos serão escritos. Também é importante ter aliados e parceiros, curtir páginas de empresas que podem agregar à sua estratégia e manter sempre um relacionamento ativo com sua rede.

Agora, que você já estruturou como será o seu tom, a sua linguagem, é hora de tratar do principal: o conteúdo. Ele deve ser instigante, trazer um diferencial e, SEMPRE, reforçar a marca, colaborando para consolidá-la como referência.

A marca tem liberdade total de produzir o que bem entender, de acordo com o público-alvo e as características da plataforma de publicação. Porém, não destine mais do que 20% desse espaço para falar sobre os serviços e produtos próprios. O ideal é manter 80% do seu conteúdo falando sobre assuntos que, de alguma maneira, se conectam com a marca – estilo de vida e temas do cotidiano. Leia mais em Por que você deve oferecer conteúdo no lugar de divulgar produto nas redes sociais.

O conteúdo certo é com certeza um elemento-chave em uma presença digital saudável. Mas não deixe de dosar com relevância e bom gosto, itens obtidos através do relacionamento e do conhecimento do seu público. O planejamento é um importante passo de um processo que evolve pesquisa, acompanhamento, muita conversa, identificação de oportunidades e, claro, ROI.

Quer uma sugestão de leitura? Baixe o nosso Guia da estratégia digital e divirta-se.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images